quarta-feira, 4 de julho de 2012

Garanhuns

A "Cidade das Flores", como é popularmente conhecida em Pernambuco, terra natal do Ex-Presidente Lula e onde acontece o maior Festival de Inverno do estado, localiza-se a cerca de 228 km do Recife, no Planalto da Borborema, Agreste Meridional pernambucano.
Seja via Caruaru (BR-232), seja via Palmares (BR-101), a viagem do Recife à Garanhuns oferece belas paisagens da Zona da Mata e do Agreste de Pernambuco.
Na principal entrada da cidade, nos deparamos com o belo e moderno Portal, e, mais à frente,chegamos ao famoso Relógio das Flores, ao prédio da antiga Rádio Difusora, hoje, Rádio Jornal do Comércio, e também à sede e estádio da AGA, 2º Clube de Futebol de Garanhuns.
Relógio das Flores, Palácio Celso Galvão, Catedral de Santo Antônio e Portal de Garanhuns
Seguindo essa mesma avenida, que corta a cidade de leste a oeste e possui vários restaurantes e alguns hotéis, chegamos até o seu final, onde podemos escolher se seguirmos à direita, no acesso ao Cristo do Magano, ou à esquerda, descendo para o centro da cidade, onde se concentram grandes lojas, bancos, a imponente Prefeitura (Palácio Celso Galvão) e a Catedral de Santo Antônio. Descendo à direita um pouco antes da catedral, chegamos ao SESC Garanhuns e ao Parque Van der Linden.
Rádio Jornal, Parque Ruber Van Der Linden e Colunas Gregas
A pé, a partir do SESC, visitamos a Catedral, andamos pelo centro, observando a bela arquitetura da Prefeitura e do Palácio Episcopal, vimos o Espaço Cultural Luiz Jardim, ao ar livre, subimos um pouco até o Centro Cultural após uma breve passagem pela praça com as colunas gregas, logo em frente e ainda degustamos um café na Sete Colinas Chocolates da Av. Santo Antônio, no Centro.
Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti-Antiga Estação Ferroviária e a Praça Guadalajara, onde acontecem os maiores eventos da cidade
O SESC ofereceu um City Tour, e passamos novamente pela Catedral de Santo Antônio, Relógio das Flores, que estava no fim da tarde com uma pequena feirinha de mimos e a Rádio Jornal. Vimos também o famoso Hotel Tavares Correia e o antigo e desativado Hotel Monte Sinai, que foi o primeiro de Garanhuns.
Seguimos até o Santuário da Mãe Rainha, localizado em uma das 7 colinas que rodeiam a cidade.
Do belíssimo santuário se tem uma visão privilegiada de outras colinas, de grande parte da cidade e da cidade vizinha ao leste, São João. A capela fica aberta do dia todo e ainda há lanchonete e lojinha de artesanato.
  
Santuário da Mãe Rainha
 De lá, descemos a colina e chegamos à fabrica do Chocolate Sete Colinas (na realidade só na chocolateria),  na Av. Ernesto Dourado, Heliópolis, e, em frente à esta, se encontra a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conhecida também como a Igreja do Cuzcuz, em razão da sua arquitetura.
Seguimos então para o Castelo de João Capão, construído pelas mãos e pelos sonhos de João Capão, que desde criança queria ter um reino. O castelo é bem interessante, parece mesmo coisa das histórias da Idade Média e merecia se tornar patrimônio do município e receber recursos deste, coisa que não o é em razão de ser propriedade particular. Possui uma lojinha de artesanato e quase sempre a presença do "Rei" João Capão em carne e osso!

Castelo de João Capão, Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Sete Colinas Chocolates.
Após o castelo, seguimos pela avenida e passamos pela Praça Guadalajara, antigo pátio da Estação Ferroviária de Garanhuns, hoje, Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, pelo Mosteiro de São Bento e finalizamos o passeio no Cristo do Magano, 2º ponto mais alto de Pernambuco, com 1000 metros de altitude, de onde pudemos ver toda Garanhuns, curtir o frio e belo pôr do sol do Agreste.

Cristo do Alto do Magano
Mapa turístico de Garanhuns:


Nenhum comentário:

Postar um comentário